EIXOS TEMÁTICOS



Eixos : Os trabalhos serão inscritos e vinculados aos eixos temáticos, conforme descritos abaixo:

1. Diversidade, Narrativas e Formação de professores na Educação Básica
Debate sobre formação docente para os diferentes contextos da diversidade na Educação Básica. Construções metodológicas e experiências que permeiam a formação de professores no âmbito da iniciação à docência, formação inicial e continuada. Memórias, narrativas, experiências e história da profissão docente em contextos de diversidade.

2. Docência em contextos de diversidade
Discute a  escola como espaço sociocultural e o fazer docente em contextos da educação do campo, educação de jovens e adultos e práticas sócio-educativas em comunidades circenses, cigana, entre outras. Trata dos processos de constituição das identidades individuais e coletivas, a partir dos conceitos de diferença, identidade e alteridade que atravessam a docência na Educação Básica.

3. Políticas de  inclusão e práticas pedagógicas
Reflete sobre as diferentes políticas de inclusão presentes na escola e práticas pedagógicas voltadas para a educação de pessoas com deficiências. Discute as questões de preconceito e exclusão no cotidiano da escola.

4. Docência e Diversidade etnico-raciais
Debate as relações etnico-raciais e as práticas pedagógicas na educação básica. Docência e políticas de ações afirmativas. Relações de poder e subalternidade determinadas pelo preconceito e exclusão na escola. Práticas culturais comunitárias e cotidiano escolar.

5. Gênero, sexualidade e geração na escola
Discute  o fazer docente, as construções identitárias e as questões de preconceito e exclusão  no cotidiano escolar, a partir das relações de gênero e sexualidade. Debate as questões geracionais e as práticas educativas para infâncias, juventudes e velhices.