Eixos : Os trabalhos serão inscritos e vinculados aos eixos
temáticos, conforme descritos abaixo:
1. Diversidade,
Narrativas e Formação de professores na Educação Básica
|
Debate sobre formação
docente para os diferentes contextos da diversidade na Educação Básica.
Construções metodológicas e experiências que permeiam a formação de
professores no âmbito da iniciação à docência, formação inicial e continuada. Memórias, narrativas,
experiências e história da profissão docente em contextos de diversidade.
|
2. Docência
em contextos de diversidade
|
Discute
a escola como espaço sociocultural e o fazer docente em contextos da
educação do campo, educação de jovens e adultos e práticas sócio-educativas
em comunidades circenses, cigana, entre outras. Trata dos processos de constituição das identidades individuais e coletivas,
a partir dos conceitos de diferença, identidade e alteridade que atravessam a
docência na Educação Básica.
|
3. Políticas de inclusão e práticas pedagógicas
|
Reflete sobre as
diferentes políticas de inclusão presentes na escola e práticas pedagógicas
voltadas para a educação de pessoas com deficiências. Discute as questões de
preconceito e exclusão no cotidiano da escola.
|
4. Docência
e Diversidade etnico-raciais
|
Debate as relações
etnico-raciais e as práticas pedagógicas na educação básica. Docência e
políticas de ações afirmativas. Relações de poder e subalternidade
determinadas pelo preconceito e exclusão na escola. Práticas culturais
comunitárias e cotidiano escolar.
|
5.
Gênero, sexualidade e geração na escola
|
Discute o fazer docente, as construções
identitárias e as questões de preconceito e exclusão no cotidiano escolar, a partir das relações
de gênero e sexualidade. Debate as questões geracionais e as práticas
educativas para infâncias, juventudes e velhices.
|